sexta-feira, 19 de outubro de 2012

TAREFA 7

Nas últimas edições da Gincana Solidária, viajamos pelo mundo, estudando a cultura de outros países. Nesta edição vamos nos voltar para o nosso país, tão grande em extensão e tão rico em diversidade cultural. Estudar o Brasil é viajar por muitas "peças da nossa casa". Do Sul ao Norte temos muito o que viver e aprender.

ORGANIZAR UM FESTIVAL REGIONAL BRASILEIRO, APRESENTANDO:

7.1 - Danças Típicas das regiões brasileiras, acompanhadas de seus ritmos musicais - uma dança por região, postada de forma clara, mostrando a caracterização das vestimentas e a apresentação. Deve acompanhar a postagem, pequena síntese do ritmo apresentado, bem como o nome da região a que pertence.

Pontuação: 10 pontos por região retratada

REGIÃO NORTE - CARIMBÓ

A mais extraordinária manifestação de criatividade artística do povo paraense foi criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semi-deuses.
Inicialmente segundo tudo indica, a "Dança do Carimbó" era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas.
Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambá começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que, de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano.
A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando a música inicia os homens vão em direção as mulheres, diante das quais batem palmas como uma espécie de convite para a dança. As mulheres, cheias de encanto, costumam tirar graça com seus companheiros segurando a barra da saia na hora da dança...
As mulheres usam saias coloridas, muito franzidas e amplas, blusas de cor lisa. Os cabelos são ornamentados com ramos de rosas ou jasmim de Santo Antônio.


 
VÍDEO B2 e JB representando o Carimbó da Região Norte
 
Link do you tube: http://www.youtube.com/watch?v=O3VIXsZMAs4&feature=youtu.be

REGIÃO SUL - DANÇA DO PEZINHO

O Pezinho constitui uma das mais simples e ao mesmo tempo uma das mais belas danças gaúchas.

 Originária de Portugal e Açores é vivaz e alegre, com características de sã ingenuidade. É a mais conhecida dança do folclore gaúcho, onde os dançarinos apresentam duas partes: na primeira há uma marcação dos pés e na segunda os pares giram em torno de si próprios, tomados pelo braço.

 
O gaúcho dança o pezinho com bota e espora chilena, Bombacha, Guaiaca e Faca. O chapéu repousa nas costas. Lenço de seda no pescoço. Este é o traje típico do campeiro. A mulher ("a prenda") não tinha traje típico para festividades, assim o inventaram: Saia longa, rodada, cheia de babados, tranças e flor no cabelo.
 

 
LINK PARA VER O VÍDEO DA TURMA DO MATERNAL II DANÇANDO O PEZINHO:
 
 
REGIÃO NORDESTE - FREVO
 
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origens no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.
Surgido na cidade do Flores no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.
Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.
 

 
 
 
LINK PARA VER A TURMA DE JB DANÇANDO O FREVO: http://www.youtube.com/watch?v=UVOA76LrGfo&feature=youtu.be
 
 
REGIÃO CENTRO-OESTE - SERTANEJO
 
 


SERTANEJO
 
Música Sertaneja ou caipira é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910, por compositores rurais e urbanos, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante.
 
-"Sua música se caracteriza por suas letras românticas, por um canto triste que comove e lembra a senzala e a tapera, mas sua dança é alegre".( livro "Conversas ao pé do Fogo" de Cornélio Pires).
 
Dança Sertaneja
 
É comum encontrar em diversos bares e boates pelo país a dança acompanhada dos ritmos da música sertaneja. Os estilos se dividem e se denominam conforme a região. Na região Centro-Oeste é comum os chamados "bailões", que apresentam as músicas sertanejas de toada mais animada, predominantemente das três últimas décadas do século XX. O estilo de dança é simples, sempre em par, comumente com passos de baião e xote. O chamado "dois pra lá, dois pra cá" é o passo predominante, o que levou o estilo a se popularizar nos bailões pelo fácil acompanhamento.
 




 
 
LINK DO YOU TUBE PARA VER O MI DANÇANDO SERTANEJO: http://www.youtube.com/watch?v=HVhKSwdYUXs&feature=youtu.be


REGIÃO SUDESTE - SAMBA DE RODA 
 
 


LINK PARA VER AS CRIANÇAS DA TURMA DE JA DANÇANDO SAMBA DE RODA: http://www.youtube.com/watch?v=UB4sWp8-BY0&feature=youtu.be

 

 
 
 
 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário