sexta-feira, 19 de outubro de 2012

7.5 CALENDÁRIO BRASILEIRO DE FESTAS REGIONAIS

JANEIRO:

1. FESTA DO FIGO (SP)
2. EXPOGOIABA (SP)
3. FESTA RELIGIOSA DE SÃO SEBASTIÃO (RJ)
4. FESTA DE REIS (RECIFE)

FEVEREIRO:

1. FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES (PORTO ALEGRE - RS)
2. FESTA DE IEMANJÁ - SALVADOR - BAHIA
3. FESTA NACIONAL DO MARISCO - PENHA SC
4. FESTA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO - PERNAMBUCO

MARÇO:

1. FESTA DE SÃO JOSÉ - PERNAMBUCO
2. RODEIO NACIONAL CAMPO DOS BUGRES - CAXIAS RS
3. FESTA NACIONAL DE ATIRADORES - FENATIRO - JOINVILE SC
4. FESTA DA MAIOR IDADE - PIÚMA ES

ABRIL:

1. Festa de São Vicente
Festa popular religiosa em louvor ao Santo. Celebrações litúrgicas, leilões, serestas e bailes populares.


2.
Festa de Nossa Senhora da Penha - Abril, 7
Vila Velha – ES
Devoção trazida para o Brasil pelo frade espanhol Pedro Palácio, em meados do século XVI, com a instalação de uma ermida no alto de um penhasco em homenagem à santa. Hoje, a festa reúne milhares de fiéis em romaria ao secular convento construído por monges franciscanos, com a ajuda de índios e mamelucos. Nas proximidades do convento, produtos típicos de artesanato e da
 gastronomia capixaba são comercializados.
ata: Móvel
Local: Distrito de São Vicente, Itapetim – Pernambuco



3. Festa das Tradições da Ilha - Abril, 11 a 21
São Francisco do Sul – SC
A FESTILHA – Festas das Tradições da Ilha, procura resgatar importantes detalhes e fatos da história de São Francisco do Sul. Acontece todos os anos na mais antiga ilha: a Babitonga. Neste período ela se transforma em um imenso palco vivo, com apresentações de grupos folclóricos como o Vilão, Boi-de-Mamão, Pau-de-Fitas e outros. Danças ao ar livre: barraquinhas, iguarias do mar; artesanatos; passeios de bandas, serestas, são algumas das atrações da FESTILHA.

4. Festa do Açaí - Abril, 15 a 30
Codajás – AM
Apresentações de danças folclóricas, desfile de carros com candidatas à Rainha do Açaí e bandas locais animam a festa. Criada para incentivar o cultivo do açaí e divulgar o município como maior produtor do Estado. Na ocasião, o vinho de açaí é servido gratuitamente a todos os presentes.


MAIO:
1. Festa de Casaluce - 1° de Maio a 31
São Paulo – SP
Em todos os finais de semana do período, realiza-se a festa ao ar livre. No Brás, são montadas barracas para a venda de produtos italianos. Há shows e uma grandiosa procissão, percorrendo as ruas do bairro.


2. Festa do Tomate – 1° a 31 de Maio
Paty do Alferes – RJ
Como principal produto da região, o tomate é apresentado através de concurso de culinária e o doce de tomate é vendido durante a festa. Acontecem, paralelamente, shows musicais, concurso hípico, rainha da festa e outras atrações.


3. Vaquejada de Macaíba – 1° a 31 de Maio
Macaíba – RN
Manifestação popular de grande repercussão em todo o Nordeste. O espetáculo da reunião de vaqueiros com rodeio realiza-se no sábado pela manhã e a entrega de prêmios e troféus acontece na noite de domingo, acompanhada de um grande show folclórico.


4. Festitalia – 28 a 31 de Maio
Blumenau – SC
Para homenagear os descendentes de italianos, que em Blumenau correspondem a uma considerável fatia da população, a prefeitura municipal e a secretaria de turismo realizam a festa do folclore ítalo-brasileiro de Santa Catarina, que reúne a comunidade “oriundi” e homenageia seus costumes, dança, música, principalmente a romântica, e gastronomia.


JUNHO:

1. Festa de Santo Antônio de Borba - Junho, 1 a 13
Borba – AM
As manifestações de fé ocorrem desde o século XVII introduzidas pelos padres jesuítas. São rezadas trezenas ao entardecer, um dos momentos mais marcantes da festa.

2. Festa do Colono Alemão – “Bauernfest” - Junho, 28
Petrópolis – RJ
Comemora a chegada dos primeiros colonos alemães em Petrópolis, em 29 de junho de l845. O Palácio de Cristal recebe uma decoração idêntica a de um burgo alemão. As atrações começam pelo grande desfile de abertura pelas ruas da cidade; os festejos são animados por bandas típicas com concurso de chope a metro, não esquecendo a culinária alemã.

3.    FESTAS JUNINAS:
Santo Antônio – dia 13
4. São João – 24
5. São Pedro - 29

JULHO:
1.    Festa Nacional do Kiwi
Farroupilha – RS - 1° a 31 de Julho
Comemora Farroupilha como pólo difusor do kiwi. O evento, também introduz a cultura ítalo-brasileira, além de ser uma importante alternativa econômica. A feira mostra a pujança industrial do município e sua importância no cenário nacional. As indústrias, na sua maioria de malhas, confecções e calçados, comercializam seus produtos durante a festa, diretamente ao consumidor.
2. Festa do Morro (Louvor à SS. Trindade e Adoração à Lua)
Pirenópolis – GO - 1° a 15 de Julho
O povo pirenopolino dirige-se ao morro, na primeira lua cheia do mês de julho, para adorar a lua, em louvor à Santíssima Trindade. Na capela, que se situa no seu pico, há celebração de missas, batizados etc. A região do morro dos Pirineus, localizada a 18 km da cidade, é formada por três picos de 1.385m de altitude e‚ ornamentada por uma flora exótica. Foi assim batizada pela semelhança aos Pirineus francês e espanhol.

3. Festa da Independência da Bahia ou Dois de Julho
Salvador – BA – 2 de Julho
Comemora-se a consolidação da independência do Brasil, em solo baiano, com um cortejo popular que relembra, nas ruas da capital, o percurso dos brasileiros que derrotaram as tropas lusitanas em 1823. Apesar do caráter cívico, há a introdução do folclore, como a figura do caboclo e da cabocla, evocando a força dos nativos sobre os colonizadores portugueses.

4. Festa de São Tiago - 23 a 27 de Julho
Macapá – AP
A festa teve origem na antiga fortaleza portuguesa de Mazagão, na Mauritânia (África). Segundo a lenda, São Tiago lutou como soldado anônimo, levando os cristãos à vitória. Desativada aquela praça forte, houve deslocamento de famílias para a Amazônia e, conseqüentemente, a Fundação da vila Nova Mazagão. Além de cerimônias religiosas, há a simulação das lutas (Cavalhadas) entre “mouros” e “cristãos”.






AGOSTO:

1. Festa de Nossa Senhora da Boa Morte – 1° a 31 de agosto
Cachoeira – BA
Antiga festa, organizada pela Irmandade de N. Sra. da Boa Morte, composta apenas por mulheres negras. Consta de tríduo, vigília, missa solene e duas procissões. Comidas típicas são servidas na sede da Irmandade e, em seguida, há apresentação de samba-de-roda.

2. Festa do Peão de Boiadeiro - 18 a 27 de agosto
Barretos – SP
Sua principal atração é o rodeio, concurso de montaria que reúne os melhores peões do Brasil e do exterior. Organizada pelo clube “Os Independentes”, entidade de Barretos, a Festa do Peão Boiadeiro está entre os principais eventos do roteiro turístico do país.

3. Festa de Nossa Senhora da Glória - 6 a 15 de agosto.
Cruzeiro do Sul – AC
Ocorre desde 1912 e é hoje, considerada a maior festa religiosa do município. Durante o novenário, há a apresentação de bandas de música, exposições e quermesse e, no último dia, grandiosa procissão, com a imagem de Nossa Senhora da Glória.


SETEMBRO:

1.    SEMANA FARROUPILHA - 13 a 20 de setembro
Vários Municípios do Rio Grande do Sul – RS

Acontecimento histórico de relevância na formação do Rio Grande do Sul. Para comemorá-lo, congregam-se todos os representantes dos Centros de Tradições Gaúchas onde são debatidos os assuntos relacionados ao “tradicionalismo” regional. Em diversas localidades se dá a comemoração cívica com destaque para o desfile de cavalarianos pelas ruas das cidades. Em Porto Alegre, o encerramento é com espetáculo de luz e som com final apoteótico simbolizando o “abraço” das raças representativas das etnias que formaram o “gaúcho”.


2. Festa das Flores e Morangos - 6 a 21 de setembro
Atibaia – SP
Em setembro, Atibaia faz a colheita de morangos que coincide com a entrada da primavera. Flores e saborosos morangos com seus perfumes, formatos e cores transformam a cidade num verdadeiro jardim, razão da festa, onde são saboreados doces e outros pratos à base de morangos.


3. Festa do Tucunaré - 1° a 15 de setembro
Nhamundá – AM
Torneio incluindo provas de velocidade de lanchas, canoagem, natação com a travessia do rio Nhamundá, vôlei de praia, concurso da Garota Tucunaré e a pesca do tucunaré movimentam a Praia da Liberdade.


OUTUBRO:

1. Festa Nacional do Marreco – Fenarreco - 2 a 19 de Outubro
Brusque – SC
Evento gastronômico de grande projeção, conhecido como “Fenarreco”. Durante todos os dias da festa, o marreco é servido temperado com especiarias, regado com muito chope e ao som das bandas de música típica alemã. Acontecem apresentações do folclore germânico com seus trajes coloridos.

2. Oktoberfest - 2 a 19 de outubro
Blumenau – SC
Comidas típicas regadas a muito chope, bandas, grupos folclóricos e concursos, além do “bierwagem” – o carro do chope, que percorre as ruas da cidade distribuindo chope gratuitamente, desfiles e brincadeiras constituem a festa


3. Festa de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil - 3 a 12 de Outubro
Aparecida do Norte – SP
Novenas de 03 a 11 de outubro. Realização de eventos culturais, peças de teatro e filmes. No dia 12 de outubro, feriado nacional, a população promove uma estrondosa queima de fogos às 12 horas. O dia da padroeira do Brasil tem como comemorações a celebração de missas festivas e a realização de uma gigantesca Procissão.

4. Sudoktoberfest - 10 a 12 de Outubro
São Lourenço do Sul – RS
São Lourenço do Sul, colonizada por imigrantes alemães promove, anualmente, uma grande festa típica com muita comida, chope, música, dança, alegria e jogos, tudo da maneira alemã.


NOVEMBRO:

1. Festa do Padre Cícero -  1° a 2 de Novembro
Juazeiro do Norte – CE
Várias homenagens ao padre Cícero Romão Batista culminam, no dia 02, com missa campal, benção de imagens e peregrinação à estátua do sacerdote, na serra do Horto. É uma das mais impressionantes e consagradas romarias do Nordeste e nessa ocasião a cidade se converte não só no centro da devoção, mas também num extraordinário mercado de artesanato regional.

2. Festa da Lingüiça – Werstfest - 8 a 9 de Novembro
Chapecó – SC
Festa gastronômica realizada nos pavilhões da EFAPI, onde são servidos todos os tipos de lingüiça produzidos na região. Paralelamente, acontece bailes com bandas, enfocando o folclore italiano, gaúcho e alemão, etnias predominantes na região.


3. Festa das Flores - 14 a 22 de Novembro
Joinville – SC
Realizada desde 1936, inicialmente organizada pelos colonos alemães, tem como atrativo principal a exposição de orquídeas e plantas ornamentais. Paralelamente, há a EXPOFLORES -coletiva de obras de arte que tem como tema principal as flores, o verde, e o “espaço cultural”, com manifestações artístico- culturais e shows de dança folclórica de diversas etnias. Ainda, estandes de comercialização de flores, mudas e plantas ornamentais, bem como uma boa oportunidade para a troca de informações entre orquidófilos de todo o mundo.


4. Festa Nacional do Chope Escuro – “Munchenfest” - 22 de Novembro a Dezembro
Ponta Grossa – PR
A “Munchenfest” reserva aos visitantes muita alegria e entretenimento: shows artísticos e culturais, bandas da Alemanha e Brasil, comidas típicas, desfiles de carros alegóricos e concursos além de muito chope escuro.


DEZEMBRO:

1. Natal Luz - 1° a 25 de Dezembro
Gramado – RS
Evento que atrai turistas com sua beleza e originalidade. Gramado vive no Natal, num cenário totalmente iluminado com milhares de lâmpadas, pinheiros enfeitados e uma feira de Natal, uma festa que faz com que as pessoas vivam este acontecimento de luz, cor, alegria e confraternização.

2. Festa de Santa Barbara - 4 de Dezembro
Salvador – BA
Alvorada de fogos, missa solene e procissão abrem os festejos organizados pelos barraqueiros do mercado de Santa Bárbara. Após a programação religiosa os barraqueiros oferecem caruru e acarajé nas imediações da igreja ao som dos atabaques. O caruru, comida típica, costuma ser oferecido no mercado de Santa Bárbara.

3. MaceióFest - 15 a 31 de Dezembro
Maceió – AL
Carnaval fora de época, com apresentações de blocos, bandas e trios elétricos de renome nacional.

7.4 Souvenirs

Souvenirs para presentear o público que visita o festival:

* um pequeno dicionário de expressões regionais, contendo 20 palavras, as mais expressivas, abrangendo todas as regiões. Postar no blog e entregar na SMED, aos cuidados de Jaqueline Policena ou Maria Kauer no Nível de Educação Infantil (13° andar).
EXPRESSÕES UTILIZADAS NO DICIONÁRIO: Mas quando, Nó e nu, Penoso, Mofar com a pomba na balaia, debaixo do bloco, garotear, frio de renguear cusco, cheio do pau, virado no molho do coentro, dar rata, e atorto e a direita, assim ou assado, cutucar o cão com vara curta, inté, inhaca, assobiar e chupar cana, entre outros.
 
DICIONÁRIO Já entregue na SMED!!!
 


* miniaturas de artigos típicos de cada região retratada, no mínimo um para cada região devidamente identificadas.

REGIÃO NORTE
 
CUMBUCA DO ACRE

 BOTO ROSA IMÃ DO AMAPÁ
 


                          Vara de Pescar com peixe - AMAZONAS
 CARTÃO POSTAL DE RORAIMA


 PATCHOULY - BELÉM DO PARÁ


SEMENTE DE URUCUM ENFEITE DE RONDÔNIA

GIRASSOL IMÃ DO TOCANTINS
 
 
REGIÃO SUL
 
 CHAVEIRO DO PARANÁ
 
MONUMENTO AOS AÇORIANOS POA - RIO GRANDE DO SUL

BANDEIRA DO RS IMÃ DE GELADEIRA

MAPA DO RS IMÃ DE GELADEIRA


CUIA - IMÃ DE GELADEIRA RS
 
 

SANTA CATARINA - PONTE HERCÍLIO LUZ

 
REGIÃO NORDESTE
 
 BONECO DE PALHA - IMÃ DE GELADEIRA DA ALAGOAS
 

JANGADA DO CEARÁ
 

BOI BUMBÁ IMÃ DO MARANHÃO

IMÃ DE GELADEIRA - BANDEIRA DA PARAIBA 

 GUARDA-CHUVA DO FREVO - PERNAMBUCO
 
CHAPÉU DE CANGACEIRO DO PIAUÍ

BARCO DE PESCA - DECORAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE

SÍMBOLO DO MERCADO MUNICIPAL - ARACAJÚ
 
 
REGIÃO CENTRO-OESTE
 
 CATEDRAL METROPOLITANA ENFEITE DE MESA - DISTRITO FEDERAL
BANDEIRA DE GOIÁS - IMÃ DE GELADEIRA

PANTANAL - PÁSSARO TUIUIÚ OU JABURÚ - MATO GROSSO DO SUL

CHAVEIRO TUCANO - MATO GROSSO
 
 
REGIÃO SUDESTE
 
MUSEU MASP - IMÃ DE GELADEIRA - SÃO PAULO
 

PANELA DE FERRO - DECORAÇÃO MINAS GERAIS
 
 

CRISTO REDENTOR PORTA LÁPIS - RIO DE JANEIRO 


BERIMBAU - CAPOEIRA - DECORAÇÃO ESPIRITO SANTO
 
 
 
 
 



10 pontos para cada miniatura postada no blog.

MATERIAL FOI ENTREGUE NA SMED NA QUARTA-FEIRA (17/10).

7.2 APRESENTAÇÃO DE CANÇÃO

7.2 - Organizar uma APRESENTAÇÃO DE CANÇÃO INTEGRANDO VÁRIAS REGIÕES COM AS CRIANÇAS EM SUA CARACTERIZAÇÃO (trajes).


Fizemos uma apresentação depois das apresentações individuais por região no dia do FESTIVAL REGIONAL BRASILEIRO:

Pais, crianças e educadores dançaram juntos um pedacinho de cada música das escolhidas...







1° Samba lelê - SAMBA DE RODA da Região Sudeste - Turma de JA
2° Pezinho - Dança característica da Região Sul - Turma de M2
3° Dona Maria - CARIMBÓ da Região Norte - Turma de B2 e JB
4° Na Sola da Bota - SERTANEJO da Região Centro-Oeste - Turma de M1
5° FREVO da Região Nordeste - Turma de JB

Letra da canção: Samba lelê tá doente, tá com a cabeça quebrada, samba lelê precisava é de umas boas lambadas... Samba Samba Samba le lê... Ai bota aqui, ai bota aqui o seu pezinho.. o seu pezinho bem juntinho com o meu.. Dona Maria que dança é essa que a gente dança só, Dona Maria que dança é essa é Carimbó é Carimbó.. braço pra cima braço pra baixo... É na sola da bota, é na palma da mão, é na sola da bota é na palma da mão, bote um sorriso na cara e mande embora a solidão... Eu quero banho de cheiro, eu quero banho de lua, eu quero navegar...


Link do you tube para assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=d9EYx_94NQI&feature=youtu.be





7.3 FEIRA CULINÁRIA REGIONAL

Confraternizar, após uma apresentação artística, degustando receitas típicas das regiões brasileiras. Receba seus convidados, escolas do bairro e comunidade, com deliciosos pratos da nossa cultura brasileira.

Pontuação: 10 pontos por região apresentada e mais 10 pontos se houver convidados de fora da escola ( identificar quem são e de onde são).

Nossa feira culinária foi feita após as apresentações de dança das  nossas 5 regiões do Brasil.
Culinária:






 
REGIÃO SUL: CUCA
 
 
 




 

Convidadas do Posto de Saúde do lado da escola: Lisiane F. Michelsen e Marisa Geraldo Azambuja da UBS Vila Elizabeth
 
Tivemos a presença da comunidade escolar: muitos pais da Vila Elizabeth, Vila Asa Branca e Sarandi estiveram presentes no Festival.