1. FESTA DO FIGO (SP)
2. EXPOGOIABA (SP)
3. FESTA RELIGIOSA DE SÃO SEBASTIÃO (RJ)
4. FESTA DE REIS (RECIFE)
FEVEREIRO:
1. FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES (PORTO ALEGRE - RS)
2. FESTA DE IEMANJÁ - SALVADOR - BAHIA
3. FESTA NACIONAL DO MARISCO - PENHA SC
4. FESTA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO - PERNAMBUCO
MARÇO:
1. FESTA DE SÃO JOSÉ - PERNAMBUCO
2. RODEIO NACIONAL CAMPO DOS BUGRES - CAXIAS RS
3. FESTA NACIONAL DE ATIRADORES - FENATIRO - JOINVILE SC
4. FESTA DA MAIOR IDADE - PIÚMA ES
ABRIL:
1. Festa de São Vicente
Festa popular religiosa em louvor ao Santo. Celebrações litúrgicas, leilões, serestas e bailes populares. 2. Festa de Nossa Senhora da Penha - Abril, 7 Vila Velha – ES
Devoção trazida para o Brasil pelo frade espanhol Pedro Palácio, em meados do século XVI, com a instalação de uma ermida no alto de um penhasco em homenagem à santa. Hoje, a festa reúne milhares de fiéis em romaria ao secular convento construído por monges franciscanos, com a ajuda de índios e mamelucos. Nas proximidades do convento, produtos típicos de artesanato e da
gastronomia capixaba são comercializados.
ata: Móvel
Local: Distrito de São Vicente, Itapetim – Pernambuco |
3. Festa das Tradições da Ilha - Abril, 11 a 21
São Francisco do Sul – SC
São Francisco do Sul – SC
A FESTILHA – Festas das Tradições da Ilha, procura resgatar importantes detalhes e fatos da história de São Francisco do Sul. Acontece todos os anos na mais antiga ilha: a Babitonga. Neste período ela se transforma em um imenso palco vivo, com apresentações de grupos folclóricos como o Vilão, Boi-de-Mamão, Pau-de-Fitas e outros. Danças ao ar livre: barraquinhas, iguarias do mar; artesanatos; passeios de bandas, serestas, são algumas das atrações da FESTILHA.
4. Festa do Açaí - Abril, 15 a 30
Codajás – AM
Codajás – AM
Apresentações de danças folclóricas, desfile de carros com candidatas à Rainha do Açaí e bandas locais animam a festa. Criada para incentivar o cultivo do açaí e divulgar o município como maior produtor do Estado. Na ocasião, o vinho de açaí é servido gratuitamente a todos os presentes.
MAIO:
1. Festa de Casaluce - 1° de Maio a 31
São Paulo – SP
São Paulo – SP
Em todos os finais de semana do período, realiza-se a festa ao ar livre. No Brás, são montadas barracas para a venda de produtos italianos. Há shows e uma grandiosa procissão, percorrendo as ruas do bairro.
2. Festa do Tomate – 1° a 31 de Maio
Paty do Alferes – RJ
Paty do Alferes – RJ
Como principal produto da região, o tomate é apresentado através de concurso de culinária e o doce de tomate é vendido durante a festa. Acontecem, paralelamente, shows musicais, concurso hípico, rainha da festa e outras atrações.
3. Vaquejada de Macaíba – 1° a 31 de Maio
Macaíba – RN
Macaíba – RN
Manifestação popular de grande repercussão em todo o Nordeste. O espetáculo da reunião de vaqueiros com rodeio realiza-se no sábado pela manhã e a entrega de prêmios e troféus acontece na noite de domingo, acompanhada de um grande show folclórico.
4. Festitalia – 28 a 31 de Maio
Blumenau – SC
Blumenau – SC
Para homenagear os descendentes de italianos, que em Blumenau correspondem a uma considerável fatia da população, a prefeitura municipal e a secretaria de turismo realizam a festa do folclore ítalo-brasileiro de Santa Catarina, que reúne a comunidade “oriundi” e homenageia seus costumes, dança, música, principalmente a romântica, e gastronomia.
JUNHO:
1. Festa de Santo Antônio de Borba - Junho, 1 a 13
Borba – AM
Borba – AM
As manifestações de fé ocorrem desde o século XVII introduzidas pelos padres jesuítas. São rezadas trezenas ao entardecer, um dos momentos mais marcantes da festa.
2. Festa do Colono Alemão – “Bauernfest” - Junho, 28
Petrópolis – RJ
Petrópolis – RJ
Comemora a chegada dos primeiros colonos alemães em Petrópolis, em 29 de junho de l845. O Palácio de Cristal recebe uma decoração idêntica a de um burgo alemão. As atrações começam pelo grande desfile de abertura pelas ruas da cidade; os festejos são animados por bandas típicas com concurso de chope a metro, não esquecendo a culinária alemã.
3. FESTAS JUNINAS:
Santo Antônio – dia 13
4. São João – 24
5. São Pedro - 29
JULHO:
1. Festa Nacional do Kiwi
Farroupilha – RS - 1° a 31 de Julho
Comemora Farroupilha como pólo difusor do kiwi. O evento, também introduz a cultura ítalo-brasileira, além de ser uma importante alternativa econômica. A feira mostra a pujança industrial do município e sua importância no cenário nacional. As indústrias, na sua maioria de malhas, confecções e calçados, comercializam seus produtos durante a festa, diretamente ao consumidor.
2. Festa do Morro (Louvor à SS. Trindade e Adoração à Lua)
Pirenópolis – GO - 1° a 15 de Julho
O povo pirenopolino dirige-se ao morro, na primeira lua cheia do mês de julho, para adorar a lua, em louvor à Santíssima Trindade. Na capela, que se situa no seu pico, há celebração de missas, batizados etc. A região do morro dos Pirineus, localizada a 18 km da cidade, é formada por três picos de 1.385m de altitude e‚ ornamentada por uma flora exótica. Foi assim batizada pela semelhança aos Pirineus francês e espanhol.
3. Festa da Independência da Bahia ou Dois de Julho
Salvador – BA – 2 de Julho
Comemora-se a consolidação da independência do Brasil, em solo baiano, com um cortejo popular que relembra, nas ruas da capital, o percurso dos brasileiros que derrotaram as tropas lusitanas em 1823. Apesar do caráter cívico, há a introdução do folclore, como a figura do caboclo e da cabocla, evocando a força dos nativos sobre os colonizadores portugueses.
4. Festa de São Tiago - 23 a 27 de Julho
Macapá – AP
A festa teve origem na antiga fortaleza portuguesa de Mazagão, na Mauritânia (África). Segundo a lenda, São Tiago lutou como soldado anônimo, levando os cristãos à vitória. Desativada aquela praça forte, houve deslocamento de famílias para a Amazônia e, conseqüentemente, a Fundação da vila Nova Mazagão. Além de cerimônias religiosas, há a simulação das lutas (Cavalhadas) entre “mouros” e “cristãos”.
|
AGOSTO:
1. Festa de Nossa Senhora da Boa Morte – 1° a 31 de agosto
Cachoeira – BA
Antiga festa, organizada pela Irmandade de N. Sra. da Boa Morte, composta apenas por mulheres negras. Consta de tríduo, vigília, missa solene e duas procissões. Comidas típicas são servidas na sede da Irmandade e, em seguida, há apresentação de samba-de-roda.
2. Festa do Peão de Boiadeiro - 18 a 27 de agosto
Barretos – SP
Barretos – SP
Sua principal atração é o rodeio, concurso de montaria que reúne os melhores peões do Brasil e do exterior. Organizada pelo clube “Os Independentes”, entidade de Barretos, a Festa do Peão Boiadeiro está entre os principais eventos do roteiro turístico do país.
3. Festa de Nossa Senhora da Glória - 6 a 15 de agosto.
Cruzeiro do Sul – AC
Cruzeiro do Sul – AC
Ocorre desde 1912 e é hoje, considerada a maior festa religiosa do município. Durante o novenário, há a apresentação de bandas de música, exposições e quermesse e, no último dia, grandiosa procissão, com a imagem de Nossa Senhora da Glória.
SETEMBRO:
1. SEMANA FARROUPILHA - 13 a 20 de setembro
Vários Municípios do Rio Grande do Sul – RS
Vários Municípios do Rio Grande do Sul – RS
Acontecimento histórico de relevância na formação do Rio Grande do Sul. Para comemorá-lo, congregam-se todos os representantes dos Centros de Tradições Gaúchas onde são debatidos os assuntos relacionados ao “tradicionalismo” regional. Em diversas localidades se dá a comemoração cívica com destaque para o desfile de cavalarianos pelas ruas das cidades. Em Porto Alegre, o encerramento é com espetáculo de luz e som com final apoteótico simbolizando o “abraço” das raças representativas das etnias que formaram o “gaúcho”.
2. Festa das Flores e Morangos - 6 a 21 de setembro
Atibaia – SP
Atibaia – SP
Em setembro, Atibaia faz a colheita de morangos que coincide com a entrada da primavera. Flores e saborosos morangos com seus perfumes, formatos e cores transformam a cidade num verdadeiro jardim, razão da festa, onde são saboreados doces e outros pratos à base de morangos.
3. Festa do Tucunaré - 1° a 15 de setembro
Nhamundá – AM
Nhamundá – AM
Torneio incluindo provas de velocidade de lanchas, canoagem, natação com a travessia do rio Nhamundá, vôlei de praia, concurso da Garota Tucunaré e a pesca do tucunaré movimentam a Praia da Liberdade.
OUTUBRO:
1. Festa Nacional do Marreco – Fenarreco - 2 a 19 de Outubro
Brusque – SC
Brusque – SC
Evento gastronômico de grande projeção, conhecido como “Fenarreco”. Durante todos os dias da festa, o marreco é servido temperado com especiarias, regado com muito chope e ao som das bandas de música típica alemã. Acontecem apresentações do folclore germânico com seus trajes coloridos.
2. Oktoberfest - 2 a 19 de outubro
Blumenau – SC
Blumenau – SC
Comidas típicas regadas a muito chope, bandas, grupos folclóricos e concursos, além do “bierwagem” – o carro do chope, que percorre as ruas da cidade distribuindo chope gratuitamente, desfiles e brincadeiras constituem a festa
3. Festa de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil - 3 a 12 de Outubro
Aparecida do Norte – SP
Novenas de 03 a 11 de outubro. Realização de eventos culturais, peças de teatro e filmes. No dia 12 de outubro, feriado nacional, a população promove uma estrondosa queima de fogos às 12 horas. O dia da padroeira do Brasil tem como comemorações a celebração de missas festivas e a realização de uma gigantesca Procissão.
4. Sudoktoberfest - 10 a 12 de Outubro
São Lourenço do Sul – RS
São Lourenço do Sul – RS
São Lourenço do Sul, colonizada por imigrantes alemães promove, anualmente, uma grande festa típica com muita comida, chope, música, dança, alegria e jogos, tudo da maneira alemã.
NOVEMBRO:
1. Festa do Padre Cícero - 1° a 2 de Novembro
Juazeiro do Norte – CE
Juazeiro do Norte – CE
Várias homenagens ao padre Cícero Romão Batista culminam, no dia 02, com missa campal, benção de imagens e peregrinação à estátua do sacerdote, na serra do Horto. É uma das mais impressionantes e consagradas romarias do Nordeste e nessa ocasião a cidade se converte não só no centro da devoção, mas também num extraordinário mercado de artesanato regional.
2. Festa da Lingüiça – Werstfest - 8 a 9 de Novembro
Chapecó – SC
Chapecó – SC
Festa gastronômica realizada nos pavilhões da EFAPI, onde são servidos todos os tipos de lingüiça produzidos na região. Paralelamente, acontece bailes com bandas, enfocando o folclore italiano, gaúcho e alemão, etnias predominantes na região.
3. Festa das Flores - 14 a 22 de Novembro
Joinville – SC
Realizada desde 1936, inicialmente organizada pelos colonos alemães, tem como atrativo principal a exposição de orquídeas e plantas ornamentais. Paralelamente, há a EXPOFLORES -coletiva de obras de arte que tem como tema principal as flores, o verde, e o “espaço cultural”, com manifestações artístico- culturais e shows de dança folclórica de diversas etnias. Ainda, estandes de comercialização de flores, mudas e plantas ornamentais, bem como uma boa oportunidade para a troca de informações entre orquidófilos de todo o mundo.
4. Festa Nacional do Chope Escuro – “Munchenfest” - 22 de Novembro a Dezembro
Ponta Grossa – PR
A “Munchenfest” reserva aos visitantes muita alegria e entretenimento: shows artísticos e culturais, bandas da Alemanha e Brasil, comidas típicas, desfiles de carros alegóricos e concursos além de muito chope escuro.
DEZEMBRO:
1. Natal Luz - 1° a 25 de Dezembro
Gramado – RS
Gramado – RS
Evento que atrai turistas com sua beleza e originalidade. Gramado vive no Natal, num cenário totalmente iluminado com milhares de lâmpadas, pinheiros enfeitados e uma feira de Natal, uma festa que faz com que as pessoas vivam este acontecimento de luz, cor, alegria e confraternização.
2. Festa de Santa Barbara - 4 de Dezembro
Salvador – BA
Salvador – BA
Alvorada de fogos, missa solene e procissão abrem os festejos organizados pelos barraqueiros do mercado de Santa Bárbara. Após a programação religiosa os barraqueiros oferecem caruru e acarajé nas imediações da igreja ao som dos atabaques. O caruru, comida típica, costuma ser oferecido no mercado de Santa Bárbara.
3. MaceióFest - 15 a 31 de Dezembro
Maceió – AL
Maceió – AL
Carnaval fora de época, com apresentações de blocos, bandas e trios elétricos de renome nacional.