Objetivos:
* Despertar o aluno para a importância das relações na vida em sociedade.
* Buscar conscientizá-lo para a aprendizagem de maneiras de tratamento e interação social que expressem delicadeza, simpatia para com o outro, resultando na arte de tornar-se uma pessoa gentil e promotora de atitudes gentis, dando leveza e harmonia aos ambientes por anda passa e age.
TAREFA 1 – Refletindo sobre suas formas de se relacionar com os colegas e demais pessoas na escola
Promover uma roda de conversa abordando as questões que sugerimos abaixo:
* Posso tirar da mão de meu colega, alguma coisa que eu queira?
* O que devo fazer?
* Como devo falar com as pessoas, papai, mamãe, professoras, funcionários da escola e colegas, quando preciso dizer, pedir ou reclamar alguma coisa?
*Como gosto que falem comigo?
Após o momento de reflexão, elaborar:
1.1 - um registro, por escrito, das respostas das crianças a estas propostas e/ou outras que fizerem, organizá-las em um painel, ilustrado pelas crianças participantes;
PONTUAÇÃO: 30 pontos
1.2 -um dicionário de palavras gentis e fraternas que devem fazer parte do universo das expressões de tratamento no ambiente escolar e, consequentemente, na vida de todos nós.
PONTUAÇÃO: 1 ponto para cada palavra ou expressão, até o limite de 50 pontos.
ENTREGAR O ÁLBUM NA SMED/Centralizada: 20 pontos
Pontuação total da tarefa: 100 pontos
TAREFA 2 - Cultivando a gentileza e a sensibilidade
2.1 - montar pequenos “esquetes” teatrais, escolhendo 5 (cinco) palavras ou expressões de gentileza, constantes no dicionário da tarefa anterior, e demonstrando-as. Filmar e postar no blog.
PONTUAÇÃO: 10 pontos para cada esquete.
Pontuação total da tarefa: 50 pontos
IMPORTANTE: A equipe deverá, além de realizar a tarefa, registrar com fotos os vários momentos, postando no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário